A melhor época para ir a Paris é de abril a junho e de outubro a início de novembro. As temperaturas são agradáveis e a cidade fica menos cheia de turistas que no verão.
A época mais barata, no entanto, vai de dezembro a fevereiro.
Clima
Apesar dos europeus reclamarem de altas temperaturas no verão, elas sequer chegam perto do calor do Texas, quanto mais o carioca!
Durante o verão, as temperaturas sobem, mas não chegam a 30 ºC, e no inverno vão a 3 ºC.
A meia estação tem o clima perfeito para passeios ao ar livre ou uma ida a um charmoso café parisiense. Traduzindo: temperatura média de 15 ºC e pouca chuva.

Alta vs baixa temporada
Paris é uma cidade muito cara, independente da época do ano, e sempre cheia de turistas.
Durante o verão, a cidade fica levemente mais vazia, e isso faz os preços baixarem um pouco, e te deixa com mais opções de hotéis e Airbnbs pela cidade.
Boas opções de bairro para se hospedar pagando menos, são: The Latin Quarter – 5th arrondissement, Montmartre – 18th Arrondissement e Monteparnasse – 14th Arrondissement.

Eventos
Festival Cirque de Demain
Pra quem curte performances como a do Cirque du Soleil, o festival Cirque de Demain, que acontece em janeiro, é um evento imperdível.
São contorcionistas, malabaristas e todo o tipo de arte envolvendo o corpo, em apresentações tão contemporâneas, que você vai esquecer como era o circo antigamente!

La Nuit des Musées
Paris tem centenas de museus, e sua visita deve contemplar vários deles! Principalmente por ser uma boa pausa entre um café e outro 😛
Focando em promoveer ainda mais a cultura, o Departamente de Cultura francês criou o La Nuit des Musées. Semelhante ao que acontece em Praga, diversos muses promovem palestras e apresentações diferentes, totalmente gratuitas, durante a noite, no mês de maio!

Féte de la Musique
Se sua viagem está marcada para junho, você deu muita sorte!
Durante o solstício de verão, Paris fica repleta de atrações musicais por todos os lados! São músicos pelas ruas, bares e casas de show, muitas performances únicas o clima é de pura alegria.
Não perca a noite mais longa do ano dentro do hotel, aproveite a Féte de la Musique.
Festival D’automne à Paris
Durante o outono, de setembro a dezembro, Paris combina dois grandes eventos em um. São eles: les Semaines Musicales Internationales e International Dance Festival.
As performances artísticas acontecem por toda Paris, seus parques e museus, e você consegue ver a programação completa no Festival D’automne à Paris.
Dicas
Arte
- Se você é fã de impressionismo, o Musée d’Orsay tem a maior coleção do mundo, com peças de Cézanne, Monet, Manet, Van Gogh, Degas, Gaugin e outros.
- O Musée Rodin foi o estúdio do artista durante o século 18, e tem esculturas muito famosas como O Pensador, O Beijo e o Portão do Inferno.
- Visite o Musée Picasso para apreciar a maior coleção pública do mundo, de peças do cubista Pablo Picasso.
- Além dos grandes museus, dê uma chance aos pequenos, mas belíssimos, museus como Musée Nissim de Camondo, Musée de la Vie Romantique, Musée National Gustave Moreau, Musée de la Chasse et de la Nature e Musée Guimet.

- Palco de diversas peças teatrais e espetáculos de comédia, o Comédie-Française vale a visita, mesmo pra quem não entende francês.
- De La Traviatta ao Fantasma da Ópera, a Opéra National de Paris te emociona desde a entrada.
- Só tem tempo para mais um museu? Vá ao Musée de l’Orangerie. A sala oval com o gigante quadro Les Nymphéas, de Claude Monet, é de parar o coração.
- Além de arquitetura e arte antiga, Paris tem o museu de arte digital chamado l’Atelier des Lumières, pra dar um quebrada na rotina.
- Arte de rua está por toda parte, em Paris, mas a quadra de basquete mais bonita que eu já vi merece destaque! A Playground Duperré foi criada pelo designer Stéphane Ashpool e fica no número 22 da Rue Duperré.

Arquitetura
- Vá a Les Catacombes para conhecer os túneis cobertos de ossos humanos por todos os lados.
- Se quiser visitar personalidades famosas já falecidas, o Cimetière du Père-Lachaise é onde estão enterrados diversos deles. Pegue um mapa para saber onde encontrar Oscar Wilde, Jim Morrison, Edith Piaf e Gertrude Stein.
- Parada obrigatória para brasileiros, é o Espace Niemeyer. O domo com ornamentos em forma de colméia, em seu interior, foi criado por Oscar Niemeyer e merece ser apreciado.
- A arquitetura conta muito da história de um país, e os esgotos de Paris têm até um museu, o Musée des Egouts, para quem quer conhecer a cidade “bem a fundo”.
- Visite os pontos extremamente turísticos como a Tour Eiffel, Cathedrale de Notre Dame de Paris, a basílica Sacré-Coeur, o Arc de Triomphe e o Chateau de Versailles.
Comer
- Não tem nada mais francês que baguete. Pra saborear um delicioso sanduíche de baguete, vá ao Chez Aline.
- Para os amantes de ostra, ou até os curiosos que nunca provaram, o Le Mary Celeste tem ostras super frescas e drinks gostosos!
- Cookies perfeitos e cheesecake de blueberry? A loja de departamentos The Broken Arm tem! Além de roupas, móveis e acessórios 😛
- O bar/restaurante L’avant comptoir du marché é totalmente dedicado a porco, desde a decoração aos pratos.
- Que tal um chá da tarde pra relaxar? No Le Meurice hotel você paga ~50 euros para ter uma mesa repleta de lanches, em porções enormes e saborosas!

Beber
- Eleito um dos 50 melhores bares do mundo, o Little Red Door é um charme, e tem drinks de dar pena de beber, de tão bonitos.
- Paris combina com vinho e você encontra vários deles no bar Le Baron Rouge.
- Cerveja artesanal está por toda parte, mas no Les Trois 8 a lista de rótulos é enorme!
- Nada como um chocolate quente pra aquecer o coração e o estômago! Uma sugestão é o Mamie Gâteaux, que fica perto do Le Jardin du Luxembourg.

*A voltagem em Paris é 230V e as tomadas são type C, E e F.
Esquecemos de algo? Tem alguma dúvida?
Se você tem alguma dúvida específica ou quer alguma recomendação, diga aí nos comentários.
Sem comentários