• Ásia

    Ho Chi Minh (Saigon), Vietnam

    A melhor época para ir a Ho Chi Minh é entre dezembro e abril.

    Clima

    O sudeste asiático tem uma peculiaridade que são as monções. Esse fenômeno leva chuvas muito fortes e diárias pras cidades, o que atrapalha os passeios turísticos.

    A época seca, com quase nada de chuvas, acontece entre dezembro e abril. As temperaturas vão de 21 ºC a 34 ºC. Entre março e maio, as temperaturas podem chegar a 40 ºC!

    As chuvas acontecem diariamente entre maio e setembro, mas a temperatura não baixa muito, ficando entre 24 ºC e 30 ºC.

    Entre julho e setembro, as ocorrências de tufão são mais frequentes e o Vietnam pode ser atingido por mais de dois, talvez 5, tufões no mesmo mês.

    Cotidiano fotografado por Quoc Huy Tran

    Alta vs Baixa temporada

    Assim como Chiang Mai e Bangkok, a época seca é também a mais cara. Ho Chi Minh é sempre movimentada, com o trânsito caótico que já é um padrão asiático, mas tudo fica muito pior durante o “Tet”, Ano Novo Vietnamita. Além do volume de carros e pessoas, o preço dos hotéis podem dobrar e muitos estarão lotados.

    Apesar das chuvas, de setembro a novembro os preços ficam muito mais convidativos e as ruas menos lotadas que em outros meses.

    Pra quem já passou a época chuvosa em outra cidade na Ásia, sabe que é possível aproveitar a cidade e focar em atividades ao ar-livre nos dias mais secos.

    As luzes da cidade, durante a noite, são um convite a dar um passeio a pé.

    Eventos

    Tet Nguyen Dan (Ano Novo Vietnamita)

    Por ser um país majoritariamente budista, o Vietnam comemora o Ano Novo Lunar com mais intensidade que o solar. Durante o Tet, muitas pessoas voltam para suas cidades natal para celebrar com suas famílias. Muitos estabelecimentos fecham para o feriado, mas a decoração na cidade, lion dances e fogos de artifício animam a cidade.

    As datas variam de ano em ano, mas variam entre final de janeiro e início de março.

    Tet Nguyen Dan é um momento para agradecer por tudo que aconteceu no ano anterior e refletir sobre o que precisa mudar no novo ano.

    Phật Đản (Aniversário de Buda)

    Todo início de maio, para comemorar o aniversário de Buda, Ho Chi Minh se enche de flores de lótus rosa, principalmente ao redor da Bitexco Tower, um dos prédios mais altos da cidade.

    Diversos templos ficam amplamente decorados e incensos são acesos por todo lado. Lanternas de papel em forma de flor são acesas e soltas na água, um desfile acontece pelas ruas da Old Town e vários pratos vegetarianos são vendidos especialmente para a comemoração.

    Um dia inteiro para celebrar a vida de Buda.

    Mid-Autumn Festival

    O Festival do meio do outono acontece em meados de setembro e outro nome para esse evento é “Festival da colheita”.

    Como você não é local, pode pular a parte religiosa e partir pra diversão com espetáculos musicais e shows de fogos. Aproveite as diversas atividades como “lion dance” e customização de lanternas de papel, além de comidas típicas como “mooncakes” e frutas frescas.

    Lugares para curtir o festival:

    • Nguyen Hue Pedestrian Square (Distrito 1) – Desfile de lanternas, shows de música, performance de lion, unicorn e dragon dances.
    • Lantern Quarter (Distrito 5) – Dezenas de lojas expondo lanternas brilhantes e comidas chinesas como arroz frito, Dim Sum e durian sticky rice.
    • Crescent Lake em Phu My Hung town (Distrito 7) – Turistas podem soltar guirlandas de flores no lago, como um pedido de sorte e saúde, participar de uma procissão de lanternas, além de shows de música.
    A cidade fica toda decorada, repleta de lanternas.

    Ooc Om Bok Festival (Festival da água)

    Se tiver tempo, vá ao festival mais famoso da província Soc Trang, a 200km de Ho Chi Minh City, acontece entre o outubro e novembro (21 de novembro em 2018) e foi criado para agradecer aos deuses pela colheita e fartura de peixes.

    Durante o festival acontecem apresentações de danças típicas, lanternas de papel, parque de diversões, exposições fotográficas, mais de 500 barraquinhas, mas o ponto alto é a corrida de barcos chamada “Ngo”.

    São dezenas de barcos coloridos e centenas de remadores!

    Dicas

    Comes e bebes

    • Indika é um bar meio hipster, todo bonitão, e cada dia tem uma atração diferente, como a Cuban Wednesday.
    • Na mesma linha do Indika, tem o Rogue Saigon, que tem uma boa variedade de cervejas e comidinhas pra acompanhar.
    • Se é fã de cerveja MESMO, o BiaCraft é O lugar pra curtir a noite. Além das engarrafadas e latas, são quase 40 torneiras de chopp!
    • Prefere destilados? O Layla tem cara de lugar mais chique, mas os preços são super normais (~ R$20 por drink)
    • No alto da Bitexco Financial Tower, o prédio mais alto do Vietnam, fica o EON Heli Bar. É um bar caro, mas só a vista já vale o preço.
    • Já tentou comer no escuro? O Noir é um restaurante onde todos os seus sentidos serão amplificados pra compensar a falta de luz.
    • The cafe apartment é um prédio que parece residencial, mas basta uma olhada pra cima pra ver vários restaurantes e cafés aconchegantes de varandas iluminadas.
    Não fica bonito, durante a noite?

    Lugares a visitar

    • Pra quem quer se aprofundar no período de guerras em Saigon, o War Remnants Museum tem um muito de tudo sobre esse período tão marcante da hsitória do Vietnam.
    • Outra grande marca da guerra são os Cu Chi Tunnels. Conhecidos pelas fugas e armadilhas, os túneis foram alargados para facilitar a entrada de visitantes.
    • Os amantes de arquitetura vão curtir gastar um tempinho admirando a Catedral Notre Dame vietnamita.
    • Parada obrigatória é a Jade Emperor Pagoda. Estátuas incríveis contam um pouco da história de Ngoc Hoang, também conhecido como o Imperador de Jade, e toda a área da pagoda é lindíssima.
    • Outra pagoda que vale a visita é a Giac Lam. Fundada em 1744, é o templo mais antigo de Ho Chi Minh.
    • O templo Cao Dai Great Temple é lindíssimo e tem sessões de oração 4x por dia. As pessoas se vestem com um traje específico, e você pode ficar numa varanda interna pra assistir e tirar fotos. Evite fotografar o rosto das pessoas, é falta de educação.
    • Faça um tour pelo Mekong Delta. Além de ser um dia relaxante passeando de barco pelo rio, você tem a oportunidade de comer frutas frescas que crescem por lá, além dos peixes criados na mesma região.
    • Como não só de templo se faz uma cidade, recomendo que assista uma apresentação do AO Show. São danças e acrobacias ao som de música vietnamita. Vale a pena!
    Os shows acontecem várias vezes na semana e os ingressos podem ser adquiridos em diversos hotéis ou no local da apresentação.

    Quando no Vietnam, haja como um vietnamita

    • Quando estiver sentado, não aponte a planta dos pés para pessoas, muito menos para imagens de Buda ou deuses.
    • Não use roupas curtas para ir a templos. Você será impedido de entrar se estiver usando short ou regata.
    • Não toque a cabeça de crianças ou adultos desconhecidos. Pode ajeitar o cabelo do familiar ou amigo tranquilamente.
    A regra de não tocar na cabeça das outras pessoas não vale apenas em vietnam, mas em diversos países budistas, já que a cabeça é a parte mais importante do corpo.

    *A voltagem no Vietnam é 220V e as tomadas são Type A, C e F.

     

     

     

     

     


    Esquecemos de algo? Tem alguma dúvida?

    Moramos em Ho Chi Minh por 3 meses e ainda temos muitas coisas a adicionar nesse post. Se você tem alguma dúvida específica ou quer alguma recomendação, diga aí nos comentários.

    Compartilhe com seus amigos
  • Destinos relacionados

    Sem comentários

    Deixe um comentário