• América do Sul

    Curitiba, Brasil

    A melhor época para viajar a Curitiba é entre os meses de março e maio. O período que corresponde ao outono tem temperaturas agradáveis, pouca chuva e o Festival de Curitiba oferece diversas atividades culturais por toda a cidade.

    Clima

    Curitiba é conhecida por ser uma cidade muito fria e chuvosa. E é isso mesmo! De outubro a março chove quase diariamente, o que atrapalha um pouco as idas aos diversos parques.

    Durante o verão, o calor é intenso, mas ainda é uma opção para quem quer fugir do calor carioca. As temperaturas não chegam nem a 30 ºC.

    Primavera e outono têm uma temperatura agradável durante todo o dia. É fundamental levar um casaco, pois as noites podem ser bem frias.

    O inverno não chega a nevar, mas a temperatura pode chegar a -1 ºC, durante a madrugada. Roupas do tipo segunda pele são uma excelente forma de se manter aquecido sem precisar comprar um casaco de inverno mais pesado.

    Capivaras são fofas <3

    Alta vs baixa temporada

    Curitiba não costuma ficar cheia de turistas, mas é possível dizer que a alta temporada acontece em dois meses distintos: Março e dezembro.

    O festival de Curitiba atrai muitos visitantes, no início do ano. Já em dezembro, o Natal Luz se faz presente em diversos pontos da cidade com diversas atividades especiais, tanto musicais quanto grastronômicas.

    Durante o verão, férias escolares e feriados, os curitibanos saem da cidade e vão em busca de praia. Por isso, e pela chuva, esses acabam sendo os períodos de baixa temporada.

    Curitiba é repleta de parques e belezas naturais.

    Programe-se

    Festival de Curitiba

    Todo ano a cidade fica repleta de atividades artísticas, como parte do Festival de Curitiba.

    São exposições artísticas, espetáculos musicais e de teatro, stand up comedy, gastronomia, workshops e palestras. Os preços são acessíveis e é bom garantir seu ingresso com antecedência.

    Espetáculo teatral durante o Festival de Curitiba, clicado por Lina Sumizono

    Natal Luz

    Apesar de não ser frio como o natal europeu, as noites frescas de dezembro são um convite a assistir os espetáculos do Natal Luz.

    Além da decoração, que pode ser vista por toda a cidade, diversos espetáculos de dança e música acontecem pela cidade. O mais famoso é o Coral do Palácio Avenida, que é lindo e emocionante.

    View this post on Instagram

    #Espetáculo de #Natal do Palácio Avenida 2018 tem datas anunciadas As apresentações começam no dia 30 de novembro e seguem até 16 de dezembro sempre às sextas, sábados e domingos O tradicional #espetáculo de Natal do Palácio Avenida tem data marcada para 2018. As #apresentações começam no dia 30 de novembro e seguem até 16 de dezembro sempre às sextas, sábados e domingos. Neste ano, o tema da 28.ª edição é “Tempo de Sonhar”. O tradicional coral natalino será composto por crianças de escolas municipais de Curitiba e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco, banco dono do prédio histórico no centro de Curitiba e que comanda a montagem do espetáculo. As apresentações são sempre gratuitas, duram 45 minutos e reúnem milhares de curitibanos e turistas. #CurtaCuritiba #CitytourCuritiba #TurismoCuritiba #TurismoSul #Travel #Trip #NatalLuz #Natal #CantataDeNatal #NatalLuzCuritiba #VemPraCuritiba #CWB #Brazil #Guide #RuaXV #Curitibando #CuritibaZeroGrau #HashtagCuritiba

    A post shared by City Tour Curitiba (@citytourcuritiba) on

    Festival de Inverno

    O frio do inverno curitibano não é motivo para ficar trancado dentro do hotel! Durante o mês de julho, a cidade celebra a estação mais fria do ano com o Festival de Inverno!

    Durante o evento, vários restaurantes oferecem pratos especiais com parte da renda revertida para projetos sociais, guias fazem passeios por pontos turísticos de graça, apresentações musicais acontecem por toda a cidade e muito mais.

    Bienal de quadrinhos

    Foi-se o tempo em que ler revistas em quadrinhos era coisa de criança. Pra sentir um gostinho do que está sendo criado atualmente, dê uma passada em uma livraria grande ou conheça quadrinistas e suas obras na Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

    Todo tipo de temática e estilo artístico pode ser encontrado por lá, e ainda rolam atividades diversas, como palestras e workshops.

    Feira do Largo da Ordem

    Todo domingo o Largo da Ordem se transforma e as centenas de barraquinhas vão te fazer perder a noção do tempo! A Feira do Largo da Ordem abre 9am e termina por volta de 2pm. Prepare seu bolso e vá com fome, pois é tanta coisa legal pra comprar e comer, que talvez você precise de mais um domingo por lá!

    Passeio de trem para Morretes

    Se for a Curitiba, tire um dia para pegar um trem para Morretes. A cidade é pequena, charmosa e tem diversos restaurantes servindo Barreado, um tipo de cozido típico do Paraná. Melhor que chegar a Morretes, é o trajeto em si. O visual da Serra do Mar é tão lindo que recomendo ir e voltar de trem. Se estiver em grupo, pegue uma cabine para vocês ficarem mais à vontade.

    View this post on Instagram

    #TremCuritibaMorretes #Curitiba #Morretes #PR

    A post shared by Carlos de Carvalho (@carlosdecarvalho_) on

    Dicas

    Curitiba vai te pegar pelo estômago!

    • Um lanche típico de Curitiba é o pão com bolinho, que nada mais é que pão francês com um bolinho de carne dentro, mas vale a pena provar.
    • Não existe hora ruim para comer costela assada, por isso existem vários “Costelões” 24h pela cidade!
    • Vegetarianos e Veganos, praticamente todos os restaurantes e lanchonetes da cidade têm opções sem carne! Melhor cachorro quente que já comi é o da Superdog, no Cabral!
    • Para os fãs de carne, a estrada que leva do Aeroporto a Curitiba tem dezenas de churrascarias baratas.
    • Se você acompanha o Jovem Nerd, tem que ir na Jardins Grill e pedir para sentar na cadeira dele ou do Azagal, além de comer a Fraldinha no sal. Vale pesquisar se vai rolar algum evento promovido por eles também 🙂

    • Para os viciados em burrito e taco, a rede de comida mexicana Zapata é uma ótima opção. Os ingredientes são bem gostosos e o preço é ótimo.
    • A rede curitibana Madero se auto proclamou dona do “melhor hambúrguer do mundo”, mas o que não falta é opção mais saborosa, e menos cara. Uma hamburgueria que recomendo muito é a Seven, no bairro Juvevê.
    • Outro restaurante que tem muita fama e pouco resultado, é o Madalosso. É só um restaurante muito grande, mas a comida é bem sem graça e cara. O restaurante Calabouço, por exemplo, tem uma pegada medieval e a comida é bem mais gostosa!
    • Ainda no Juvevê, fala-se muito da pastelaria que fica na rua principal. Sinceramente? A Cia do Pastel, no Batel, tem o pastel mais sequinho, com mais recheio e mais gostoso. E o melhor: tem delivery! Recomendo o Tex Mex e o Baiano 😉

    Pra adoçar o dia, recomendo comer uma fatia de bolo na Chiffon Cake. O bolo é tão fofo que fica de cabeça pra baixo, pra sair da forma sem quebrar.

    Faça frio ou calor, um sorvete da sorveteria argentina Freddo sempre cai bem!

    Vários restaurantes tem oferecido sobremesas elaboradas em taças, mas nenhum é como o Dr. Freeze. Os doces são tão complexos, e grandes, que sugiro dividir com mais alguém.

    View this post on Instagram

    A dupla de milk-shake mais queridinha do Brasil! 💜 #repost @eatnicely Aberto há poucos dias, o Dr. Freeze desembarcou em Goiânia. A empresa possui sede em Curitiba e aposta em sobremesas bem apresentadas visualmente, com matérias primas de qualidade, usando e abusando da tecnologia para prepará-las. Em uma atmosfera lúdica e convidativa à interação, a unidade está localizada no Bueno. Há algumas mesas externas e outras na parte interna climatizada. Os pedidos são feitos e retirados no balcão; e os sorvetes (com base de nitrogênio) elaborados na frente do consumidor. O bom serviço é uma preocupação constante, a fim de gerar a melhor experiência, explica Pedro Masson, responsável pela casa. De fato, tal preocupação tem surtido efeito. Por ainda ser um novo empreendimento, o atendimento está acima da média. Equipe bem treinada e ensaiada para tratar a todos muito bem e com paciência ao explicar as opções do vasto menu. No cardápio, há combinações capazes de gerar dúvidas até nas pessoas mais decididas. Há grand gateaus, bolos de pote, bolos com caldas, sorvetes, milkshakes e afins. Dele, provei: Double Dream: milk shake de ovomaltine, brownie, sonho de valsa, tubetes, sorvete de ninho, negresco e Nutella. John & Mary: milk shake de morango, pirulitos, bala de goma, marshmallow, algodão doce e brigadeiro branco. Ambos os doces são saborosos. Ingredientes que falam entre si, somados às belas apresentações criam sobremesas incríveis. No mais, a casa chegou e tem tudo para conquistar o público. Ambiente bacana, com bom atendimento e sobremesas que fogem dos clássicos encontrados por aqui. Recomendado! 👍🏼 Ambiente: NOTA: 2,5/2,5 Atendimento: NOTA: 2,5/2,5 Comida: NOTA: 3,0/5,0 TOTAL: 8,0/10,0 #eatnicely #eatnicelydrfreeze #eatnicelyindica #eatnicelydoce 📍 #drfreeze#goiânia#soudrfreeze #drfreeze #drfreezecascavel #drfreezechapeco #drfreezecuritiba #drfreezefoz #drfreezegoiania #guloseimasfantásticas

    A post shared by DrFreezeOficial (@drfreezeoficial) on

    Para os nerds

    • Amantes de quadrinhos e mangá, uni-vos na Itiban! A loja tem desde impressos mais comerciais até os independentes. Vale a pena!
    • Pra quem curte boardgames, a FunBox tem uma coleção invejável de títulos para jogar na hora ou alugar.
    • Se tem um bar que merece recomendação, esse é o Cooldown. Pra quem curte e-sports, as comidas e bebidas sao inspiradas em jogos como Dota e World of Warcraft, além de ter eventos e transmissão de campeonatos.

    Parques por toda parte

    • A melhor forma de ver diversos pontos turísticos de Curitiba, é pegando o ônibus turístico. Você paga um valor único, custa uns $50, e tem direito a reembarcar 4 vezes.
    • Como são muitos parques, minha sugestão é que você faça paradas nos seguintes parques: Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer (MON), Bosque Alemão (onde tem a trilha de João e Maria), Parque Tanguá e Parque Barigui (para ver as capivaras).
    • Para quem joga Pokemon Go, recomendo uma ida ao Passeio Público, por ter muitos pokestops 😛

    *A voltagem em Curitiba é 110V e as tomadas são type B, C e N.

    Type B
    Type C
    Type N

     

     

     

     

     

     


    Quer saber algo específico?

    Moramos em Curitiba durante 1 ano e ainda temos muita coisa pra adicionar nesse post. Mas se você tem alguma dúvida específica ou quer alguma recomendação, é só perguntar nos comentários.

    Compartilhe com seus amigos
  • Destinos relacionados

    Sem comentários

    Deixe um comentário