• Ásia

    Chiang Mai, Tailândia

    destaque-melhor-epoca-para-viajar-para-chiang-mai-tailandia

    As melhores épocas para ir a Chiang Mai são novembro e abril. Nesse período o clima é mais agradável, não chove muito, e acontecem festivais como o Songkran, Yi Peng Festival e Loy Krathong.

    Como é o clima na Tailândia?

    A Tailândia é conhecida por ser um país extremamente quente, mas não precisa se desesperar pois não é verão o ano todo. Chiang Mai tem três estações do ano: quente, fresca, chuvosa.

    Entre dezembro e fevereiro é o que chamo de época fresca. As temperaturas vão de 30 ºC durante o dia, a 10 ºC a noite.

    Já a estação quente começa em meados de março e vai até o início de junho. As temperaturas chegam a 40 ºC e a humidade é tanta, que você vai se sentir em uma sauna ao ar livre.

    Entre junho e final de outubro, chove praticamente todo dia. A parte boa é que a temperatura fica entre 32 ºC e 23 ºC. As chuvas acontecem durante a tarde e duram cerca de uma hora. Aproveite esse momento para se refrescar com um smoothie de manga ou uma cerveja gelada.

    Pôr do sol da janela do nosso apartamento em Chiang Mai
    Pôr do sol da janela do nosso apartamento em Chiang Mai

    Alta temporada vs baixa temporada

    A alta temporada, na Tailândia, vai de novembro a fevereiro. Comparando valores entre alta e baixa temporada, a principal diferença, se não a única, será nos preços dos hotéis.

    Chiang Mai é uma cidade extremamente barata para os padrões brasileiros, você facilmente almoça com menos de 10 reais, e tem sempre bastante turista, principalmente nômades digitais e mochileiros.

    Se a sua intenção é economizar em estadia para gastar mais dinheiro em excursões e souvenirs, a baixa temporada será um problema apenas por conta das chuvas. Para garantir que terá tempo de conhecer tudo, tente ficar alguns dias a mais pela cidade.

    Se houver a necessidade de cancelar um passeio, por conta clima, aproveite para conhecer os templos mais próximos do seu hotel ou airbnb. A cidade tem mais de 300 templos budistas que vão dos mais simples aos completamente cobertos de ouro.

    Um dos mais de 300 templos de Chiang Mai
    Phra Singh Temple em Chiang Mai

    Festivais

    Yi Peng Festival (Festival das Lanternas)

    Durante a lua cheia do 12º mês lunar, que ocorre em novembro, turistas e locais se reunem, principalmente ao redor da ponte Nawarat, para soltar grandes lanternas de papel ao ar, como balões de festa junina.

    É tanta gente participando do evento, que existem diversas “barraquinhas” vendendo as lanternas e isqueiros ao redor da ponte. Os locais fazem as lanternas artesanalmente e serve como uma forma de ganharem um dinheiro extra.

    Outro lugar para celebrar o festival é o templo Wat Phan Tao. Nesse caso, é importante chegar bem cedo para garantir um lugar perto da ilhota onde os monges farão o ritual que inicia o festival.

    Além de soltar a lanterna na ponte, é possível ir a um evento pago, onde todas as pessoas soltam suas lanternas simultaneamente, mas dizem ser caro e para turistas. Também é preciso comprar seu ingresso com antecedência, pois esgota rapidamente.

    O evento principal acontece em um dia, apenas, mas é possível ver lanternas voando por mais dois ou três dias pelos céus de toda a cidade.

    Esse foi nosso festival favorito até hoje! Vale muito a pena se esforçar pra visitar Chiang Mai durante o Yi Peng. É algo único no mundo! Muito bonito, apesar de bastante perigoso também.

    Cayo e Debs durante o Yi Peng festival, em Chiang Mai
    Cayo e Debs durante o Yi Peng festival, em Chiang Mai

    Loy Krathong

    Loy Krathong é um evento mais voltado para o lado religioso budista, mas acontece no mesmo dia do Yi Peng festival.

    Durante o festival, os locais colocam barquinhos de folha de bananeira trançada com velas, incensos e outras oferendas no rio para prestar homenagem ou pedir perdão.

    Nos arredores da ponte Nawarat, é possível ver filas de pessoas fazendo orações e soltando seus barquinhos, iluminando o espelho d’água.

    No dia seguinte, nos arredores da cidade antiga, é possível assistir ao desfile de carros alegóricos. Acontece na rua principal, fora dos muros que cercam a Old City. O desfile não é dos melhores, mas vale assistir pra ver como é.

    loy-krathong-chiang-mai-tailandia
    Loy Krathong (foto por Tennison Lee)

    Bo Sang e Kamphaeng

    A cerca de 8km de Chiang Mai fica a cidade de Bo Sang que, no 3º final de semana de janeiro, promove dois grandes eventos: a Bo Sang Fair (feira de guarda-chuva) e o festival Kamphaeng (festival de artesanato).

    Durante três dias, as ruas da cidade são coloridas por sombrinhas com motivos Lanna (antigo reinado no norte da Tailândia), desfiles, concursos de moda, danças e outras performances tradicionais.

    Bo-Sang-Umbrella-Festival
    Concurso de beleza da Bo Sang Umbrella Festival

    Chiang Mai Flower Festival

    Para comemorar o desabrochar das flores, todo 1º final de semana de fevereiro acontece o “Festival das flores de Chiang Mai”.

    Além dos canteiros totalmente floridos ao redor da cidade, concursos de beleza e desfiles de carros alegóricos também podem ser vistos gratuitamente.

    Carro alegórico durante o festival de flores

    Songkran

    O ano novo Tailandês não coincide com o ocidental, ocorrendo entre os dias 12 e 17 de abril. O festival do Songkran começou como uma tradição budista, onde uma leve borrifada de água servia para simbolizar a purificação da pessoa para o novo ano que se inicia.

    Durante o festival, budistas vão aos templos para molhar as estátuas e pedir que todo o mal seja lavado naquele momento, e um ano novo próspero se inicie.

    Porém, hoje em dia, as ruas ficam um caos durante o festival! Tailandeses e turistas se armam com pistolas de água e tentam molhar o maior número de pessoas possível. Geralmente dentro de certas áreas dedicadas ao evento, alguns quarteirões e praças.

    Dica: compre uma bolsinha à prova d’água para proteger seu celular e documentos, mesmo quando não estiver armado!

    Dicas

    • Antes de ir para Chiang Mai instale o Grab, aplicativo semelhante ao Uber.
    • Não monte nas costas de elefantes. Eles não foram feitos para carregar carga e sofrem muito com isso.
    • Quer conhecer os gigantes gentis? Procure um santuário de elefantes. Nesses lugares é possível alimentá-los, dar banho de lama e no rio.
    santuario-de-elefantes-em-chiang-mai
    Elephant Jungle Sanctuary, outubro de 2017
    • Não corra para um spa em busca da famosa massagem Thai. O Chiang Mai Women’s Correctional Institution tem massagens completas, valor mais baixo, ótima qualidade, e você ajuda uma ex-presidiária a ter um emprego digno.
    • TripAdvisor é uma ótima forma de descobrir restaurantes e pontos turísticos.
    • Vá a Chiang Rai conhecer a Black House  e os templos Branco e Azul. A cidade fica perto de Chiang Mai e existem diversos tours de um dia de duração.
    • Quando for a um templo, cubra os ombros e as pernas. Seja com um sarong, uma canga ou roupas mais longas, o importante é não correr o risco de ser impedido de entrar por estar fora dos padrões de vestimenta.
    Twin Stupas em Doi Inthanon
    Twin Stupas em Doi Inthanon, por Bharath Mohan

    Esquecemos de algo? Tem alguma dúvida?

    Moramos por 3 meses em Chiang Mai, ainda temos muita coisa pra adicionar nesse post. Mas se você tem alguma dúvida específica ou quer alguma recomendação, diga aí nos comentários.

    Compartilhe com seus amigos
  • Destinos relacionados

    Sem comentários

    Deixe um comentário